Battlefield 5 mais caro na loja BR

por Major_Kalu
Responder

Publicação original

Solução aceita

Battlefield 5 mais caro na loja BR

★★★ Apprentice

Pois bem, eu vou colar aqui exatamente a mensagem que mandei para o suporte da EA relatando sobre o problema que ao meu ver não foi nada justo aos usuários e clientes da EA que assim como eu pretendem comprar o game em datas mais próxima do lançamento ou até mesmo logo em seguida depois de saber como o game está se comportando e tudo mais.

O meu relato é sincero e podem acreditar que eu estou bastante desapontado, pela posição que a loja EA tomou e por ter que vir aqui reclamar disso, pois não existe razão alguma para comemorar isso, visto que com esse novos valores altos as chances de mais amigos meus adquirirem o game está ficando cada vez mais distante, então segue o texto, deixando claro que eu não tenho nem vontade de responder mais sobre esse assunto com a EA meu desânimo é bem grande, acho difícil a EA voltar atrás nos valores aplicados aqui e devolvendo a diferença para aqueles que já pagaram por esse valor mais alto com medo de que ele suba ainda mais:

Certo, então é para descrever o meu problema.

Eu vou descrever o meu problema e também vou descrever o que está acontecendo, pois além de ser um problema meu a que tudo indica parece ser um problema de vocês também. Por isso estou reportando nesse lugar com nome específico de nome assédio e comportamento suspeito.

Comportamento suspeito da loja EA, isso mesmo a loja de vocês.

Pois bem, estou querendo comprar o BF5, mas não hoje e também não mês que vem, mas pretendo comprar o game logo depois de seu lançamento, até lá vai ser tranquilo de pagar o valor que estava anunciado a 24h atrás até onde eu sei.

Hoje eu fico sabendo que o valor do game subiu, para 239 e 319 sem aviso prévio nenhum.
Vocês não devem saber mas por aqui eu costumo comprar ingressos de algo que eu gosto de participar com valores mais baixo pagando antecipado e o site me mostra opções com datas específicas de pacotes e valores mais em conta para quem comprar antes, algo que eu não vi por aqui.

Eu não sei qual é a política de comércio da loja EA, mas pelo que eu estou vendo parece bem voltada ao dinheiro e nada mais. E sem aviso vocês resolvem subir o preço de um produto que já tinha seu preço fixado, que já estava com um valor alto.

Diante disso eu quero saber onde fica a minha motivação em gastar com skin ou qualquer outra coisa dentro do game, já que o mesmo não terá mais pacote premium fica? Eu digo isso a vocês e a minha motivação vai pra zero, isso mesmo que escrevi aqui, ZERO!

Ao meu ver o respeito da EA por seus clientes também caiu para zero, pois fazer isso que vocês fazem em um game que vai ter transação interna, que também eu acho que não deve ser tão atrativa assim, devido a valores praticados por vocês eu não tenho nem como tirar uma outra conclusão disso.

Eu realmente estou bem triste, pois mesmo sendo assinante acess o preço ainda está elevado, também acho isso tudo um tanto vergonhoso, vindo de uma empresa onde os usuários esperam receber o melhor e em primeiro lugar receber respeito, algo que nem eu assim como todos os meus amigos não estão recebendo e estão indignados com essa posição da empresa. Realmente é algo bastante desmotivador, não tenho outras palavras para definir mais essa posição tomada pela loja EA.

Sem mais.

Mensagem 1 de 9 (2.171 Exibições)

Solução aceita

Re: Battlefield 5 mais caro na loja BR

Hero

Olá @Major_Kalu

 

Como jogador entendo sua indignação e frustração, mas isso tem explicação que vou tentar resumir ao máximo.

 

Para que um game no Brasil alcance o valor alto 250 reais ou mais, devemos tem em mente que existe uma alta carga tributária por trás disso. Abaixo, por exemplo, segue uma pequena lista dos tributos que incidem sobre uma cópia de um jogo eletrônico:

 

  • Imposto de Importação:  mais ou menos 20%
  • Imposto sobre Produtos Industrializados:  em torno de 30%
  • PIS/Cofins:  de 7% a 9,25%
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços: 18 - 25%

Esses são apenas os impostos, sem contar os custos de importação, ou seja, transporte, lucro de intermediários, fretes e outros gastos nesse sentido também entram no cálculo com os impostos acima mencionados. Ah, também leva-se em consideração o preço do dólar.

Peguemos, por exemplo, um game que custe o valor de R$ 92,73. Com toda a tributação que se aplica cumulativamente, na ordem exposta,o preço passa a R$ 157,35. Ou seja, mesmo que ninguém esteja lucrando nada, e todos os envolvidos estejam trabalhando de graça (o que é um cenário absurdo e exclusivamente hipotético), este é o preço de um jogo, para que entre de forma legal no país.

 

A situação é ainda pior quando consideramos que não existe indústria nacional para substituir os produtos que estão sendo taxados. Ou seja, existe uma proteção a uma indústria praticamente inexistente, que não se beneficia dessas medidas. Se mais games entrassem no Brasil, inclusive, as empresas de fora poderiam instalar-se aqui e trazer tecnologia que seria absorvida pelas companhias nacionais.

 

Aqui, talvez a razão principal para tamanha tributação, consiste da aplicação de um princípio de direito tributário: o da essencialidade. De acordo com esse princípio, produtos que não sejam essenciais, como o próprio nome indica, sofrem tributação maior.

Art. 1º Aplicar medida de salvaguarda, sob a forma de elevação da alíquota do imposto de importação, por meio de adicional à Tarifa Externa Comum - TEC, sobre as importações de brinquedos acabados a seguir relacionados, classificados nos respectivos códigos tarifários, de acordo com o seguinte cronograma:

[...]

9504.10.10 Jogos de Vídeo, exceto peças e componentes para fabricação dos brinquedos desta posição

9504.10.91 Cartuchos, exceto peças e componentes para fabricação dos brinquedos desta posição

9504.10.99 Outras partes e acessórios, exceto peças e componentes para fabricação dos brinquedos desta posição

Ou seja, pelo princípio acima mencionado, jogar vídeo game não é um direito, muito menos algo essencial ao cidadão brasileiro. E, aos olhos de nosso ordenamento jurídico, jogos são divertimento, não são itens essenciais. Então acabam sendo muito taxados, como também acontece com cigarros e bebidas. Agora, é claro que no Brasil é muito mais caro, porque nossa carga tributária está entre as mais altas do mundo, por essa razão o preço dos games, como de outros componentes ou consoles é tão caro.

 

Portanto, não é culpa das fabricantes ou distribuidoras, pois elas são cobradas e pagam para que o jogo possa chegar a nós, consumidores.

 

Espero ter sanado sua frustração.

 

Abraços e por favor, não desista de jogar! 

 



CCP Hero Banner - Blue.png


-------------------------------------------------------------------------


Se um post for útil para você, por favor, clique em +XP.


Quando um post resolver o seu problema, clique em "Aceitar como Solução" para que outros jogadores possam ter as respostas.


AHQ é uma comunidade de suporte de jogador para jogador. Não sou funcionário e não possuo qualquer vínculo com a EA, sou apenas um jogador tentando ajudar outros.


Não respondo mensagens privadas!

Ver no tópico

Mensagem 3 de 9 (2.120 Exibições)

Todas as respostas

Re: Battlefield 5 mais caro na loja BR

[ Editado ]
★ Novice

Falou tudo amigo, eu estava com o dinheiro na conta para comprar o jogo, mas logo verifiquei que os mesmos aumentaram o preço, decidi que não irei comprar o jogo independente que seja inovador ou não, sou fã da franquia porém o que foi feito não achei justo.
Uma pena, creio que muitos jogadores estão com o sentimento raiva.

Mensagem 2 de 9 (2.124 Exibições)

Re: Battlefield 5 mais caro na loja BR

Hero

Olá @Major_Kalu

 

Como jogador entendo sua indignação e frustração, mas isso tem explicação que vou tentar resumir ao máximo.

 

Para que um game no Brasil alcance o valor alto 250 reais ou mais, devemos tem em mente que existe uma alta carga tributária por trás disso. Abaixo, por exemplo, segue uma pequena lista dos tributos que incidem sobre uma cópia de um jogo eletrônico:

 

  • Imposto de Importação:  mais ou menos 20%
  • Imposto sobre Produtos Industrializados:  em torno de 30%
  • PIS/Cofins:  de 7% a 9,25%
  • Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços: 18 - 25%

Esses são apenas os impostos, sem contar os custos de importação, ou seja, transporte, lucro de intermediários, fretes e outros gastos nesse sentido também entram no cálculo com os impostos acima mencionados. Ah, também leva-se em consideração o preço do dólar.

Peguemos, por exemplo, um game que custe o valor de R$ 92,73. Com toda a tributação que se aplica cumulativamente, na ordem exposta,o preço passa a R$ 157,35. Ou seja, mesmo que ninguém esteja lucrando nada, e todos os envolvidos estejam trabalhando de graça (o que é um cenário absurdo e exclusivamente hipotético), este é o preço de um jogo, para que entre de forma legal no país.

 

A situação é ainda pior quando consideramos que não existe indústria nacional para substituir os produtos que estão sendo taxados. Ou seja, existe uma proteção a uma indústria praticamente inexistente, que não se beneficia dessas medidas. Se mais games entrassem no Brasil, inclusive, as empresas de fora poderiam instalar-se aqui e trazer tecnologia que seria absorvida pelas companhias nacionais.

 

Aqui, talvez a razão principal para tamanha tributação, consiste da aplicação de um princípio de direito tributário: o da essencialidade. De acordo com esse princípio, produtos que não sejam essenciais, como o próprio nome indica, sofrem tributação maior.

Art. 1º Aplicar medida de salvaguarda, sob a forma de elevação da alíquota do imposto de importação, por meio de adicional à Tarifa Externa Comum - TEC, sobre as importações de brinquedos acabados a seguir relacionados, classificados nos respectivos códigos tarifários, de acordo com o seguinte cronograma:

[...]

9504.10.10 Jogos de Vídeo, exceto peças e componentes para fabricação dos brinquedos desta posição

9504.10.91 Cartuchos, exceto peças e componentes para fabricação dos brinquedos desta posição

9504.10.99 Outras partes e acessórios, exceto peças e componentes para fabricação dos brinquedos desta posição

Ou seja, pelo princípio acima mencionado, jogar vídeo game não é um direito, muito menos algo essencial ao cidadão brasileiro. E, aos olhos de nosso ordenamento jurídico, jogos são divertimento, não são itens essenciais. Então acabam sendo muito taxados, como também acontece com cigarros e bebidas. Agora, é claro que no Brasil é muito mais caro, porque nossa carga tributária está entre as mais altas do mundo, por essa razão o preço dos games, como de outros componentes ou consoles é tão caro.

 

Portanto, não é culpa das fabricantes ou distribuidoras, pois elas são cobradas e pagam para que o jogo possa chegar a nós, consumidores.

 

Espero ter sanado sua frustração.

 

Abraços e por favor, não desista de jogar! 

 



CCP Hero Banner - Blue.png


-------------------------------------------------------------------------


Se um post for útil para você, por favor, clique em +XP.


Quando um post resolver o seu problema, clique em "Aceitar como Solução" para que outros jogadores possam ter as respostas.


AHQ é uma comunidade de suporte de jogador para jogador. Não sou funcionário e não possuo qualquer vínculo com a EA, sou apenas um jogador tentando ajudar outros.


Não respondo mensagens privadas!

Mensagem 3 de 9 (2.121 Exibições)

Re: Battlefield 5 mais caro na loja BR

★★★ Apprentice

Olá, eu entendo bem de imposto, sei como funciona e gasto uma boa grana recolhendo isso.

A minha maior reclamação não está no imposto, até porque esse ano é um ano de eleição aqui no Brasil e como nós todos aqui sabemos, ano de eleição o dólar vai lá pra cima. Pode pesquisar ai como foi em outros anos.
Até ai tudo bem, da para colocar aquela desculpa que o preço está se adequando ao mês de outubro, já que o game lá fora custa tantos dólares e por aqui outros tantos de reais e se você chegar converter verá que os games no BR custam menos que nos EUA.

Pois bem, percebendo isso você até pensa. OK a EA está certa, tentando evitar prejuízo e toda essa conversa mole de sempre. Aí incluindo na conversa mole temos a desculpa do VPN, pois também queremos evitar jogadores gringos venham comprar o game por aqui pagando menos, então pra isso subimos o preço.

Só que ai você pega e faz uma pesquisa com preços em outros países com maior relevância, vamos olhar lá na Rússia e opa, não tivemos nenhuma alta, mas vamos tentar no México e opa novamente, não tivemos nenhuma alta. Mas eu não desisto e vamos pesquisar em países da Europa e opa novamente! Mas o que será que está acontecendo?

Vamos tentar entender aqui, dos países pesquisados somente no Brasil tivemos essa alta e esse é o ponto principal da minha reclamação. Veja bem! Eu não estou reclamando de imposto, não estou reclamando de PIS, não estou reclamando de IPI, não estou reclamando de frete, até porque game digital nem frete tem e acho que por esse e mais outros motivos com custo de produção o game já deveria estar mais barato, só que isso não acontece também.
Mas eu vim aqui reclamar da sacanagem da EA com essa alta de preço no meio do caminho, eu abri esse tópico para explicar a minha decepção justamente por esse motivo. E se verificar esse foi o meu primeiro tópico, não teve outros onde reclamei do valor, nem da EA nem nada e sim somente desse fato aqui, que eu considero um fato bem grave que eu só estou vendo acontecer aqui no Brasil.

Antes de eu reclamar por algo que eu considero direito meu e de outros consumidores eu analiso bem para saber se cabe a reclamação. Eu verifico e fico sabendo que somente no Brasil essa mudança foi feita, mudança que eu considero injusta.
Eu sou muito honesto nas coisas que faço mas não vou aceitar que sejam desonesto comigo. Fazer o que a EA fez, não tem cabimento e muitos devem concordar com isso.

Se você deixa de exigir seus direitos por conta de análise de tarifas e não pelo erro em si, pois o motivo exclusivo do tópico é esse a sua explicação se torna inválida pois nada desses números explica essa alta sem motivos, pois outros países também passam por problemas a todo momento e só o nosso recebeu esse presente bonito da EA. E além de recebermos esse LINDO presente da EA também recebemos isso sem nenhum tipo de programação e aviso, foi simplesmente da noite pro dia e isso eu não vou aceitar de forma alguma.

Eu não vou tirar a culpa da EA por conta disso pois ela é culpada sim! Não existem fatos anunciados em nenhum lugar no site da EA que explique com propriedade o motivo desse aumento sem aviso prévio, ninguém da EA veio aqui apresentar números verdadeiros sobre essa minha reclamação e duvido muito que eles façam isso.

Sendo bem sincero com você o desejo que eu tenho é de um dia poder me encontrar com os responsáveis desse aumento pra fazer eles me ouvirem, porque ai sim o bicho iria pegar e com certeza não seria suficiente para me deixar satisfeito em frente tamanha falta de respeito que a EA tem com seus consumidores. Pois mudando de assunto, cadê o anti cheating? Porque não vemos banimento decente? Porque alugar servidor ainda tem suas dificuldades? Porque o serviço de suporte para quem aluga é outra grande porcaria? Porque o sistema ainda está incompleto, já que comparando aos serviços que temos nos servidores de BF4 não chegam nem perto do que temos no BF1 hoje, fora que BF5 está aí batendo na porta.

Os serviços de suporte aos servidores de BF1 para os brasileiros chega ser pior que serviço de suporte de empresa bem menores que fazem um serviço semelhante ao da EA, e quando isso acontece em uma empresa grande como a EA a chegar a esse nível de desleixo é porque alguma coisa errada está acontecendo, ou os funcionários não querem trabalhar que eu acho muito improvável, ou alguém lá dentro que dita as ordens não está nem ai para seus clientes, que eu acho ser o mais provável. 

 

E sobre essas duas opções ai em baixo, pode esquecer pois não vou usa-las. Não tem como aceitar algo semelhante vendo esse tipo de desrespeito ao consumidor brasileiro.

 

Se um post for útil para você, por favor, clique em +XP.

 

Quando um post resolver o seu problema, clique em "Aceitar como Solução" para que outros jogadores possam ter as respostas.

Tenha um bom dia.

Mensagem 4 de 9 (2.102 Exibições)

Re: Battlefield 5 mais caro na loja BR

★★★★ Novice

esse bf sera como o outro espere depois do lançamento 3 meses que vera o preço cair...

 

Mensagem 5 de 9 (2.076 Exibições)

Re: Battlefield 5 mais caro na loja BR

Champion (Retired)

@Pierry09 a questão não é o imposto ou valores, mas sim a mudança repentina do valor sem aviso prévio.

Eu adquiri meu Battlefield V logo após jogar o pre-alpha. Paguei no valor "antigo" de R$279,90 pois fiz pre-order da edição Delux e mesmo assim achei uma grande de respeito com o consumidor brasileiro o que foi feito.

 

Esse aumento no valor só vai contribuir para que tenhamos menos pessoas adquirindo o jogo durante o lançamento no Brasil, pois as pessoas estão extremamente insatisfeitas com a alta no preço. E querendo ou não isso também afeta quem já comprou e pretende comprar o jogo. Pois menos pessoas jogando representam menos opções e servers disponíveis para a região.

Mensagem 6 de 9 (1.957 Exibições)

Re: Battlefield 5 mais caro na loja BR

★ Apprentice

Eu também ia comprar no mês que vem já... Ai vi essa alta doida agora só compro quando tiver uma promoção de 50% off pq não da não

Mensagem 7 de 9 (1.902 Exibições)
Responder
0 Kudos

Re: Battlefield 5 mais caro na loja BR

realmente é complicado , ainda mais aqui no brasil , com essa crise danada , ja pagamos mais caro que todo mundo , e ainda sim aumentam os valores , fica dificil , to ate hoje sonhando em ter o BF1 que nao tenho dinheiro pra comprar , BF5 vai ficar só na imaginação mesmo =/

-----------------------------------------------------------------------------------------

Seja sempre bem vindo ao Fórum Answers HQ, Não sou funcionário da EA, Sou apenas um jogador tentando ajudar outro jogador.

- Se a resposta foi útil , clique em '' XP ''
- Se resolveu o seu problema , clique em '' Aceitar como solução '' , Para que assim outras pessoas que estejam com o mesmo problema possam realizar o procedimento sugerido!

> Que Deus abençoe a todos e divirtam - se com seus jogos.

- Atenciosamente , claudio11santossmile





CCP Champion Banner - Blue.png


Mensagem 8 de 9 (1.865 Exibições)

Re: Battlefield 5 mais caro na loja BR

★★★ Newbie
incrível, espero entrar meu salário quando recebo, fui comprar o game a pouco e me deparo com o absurdo que estão cobrando.
Mensagem 9 de 9 (930 Exibições)

ea-promo

Proteja sua conta

Vamos confirmar se realmente é você enviando um código para seus dispositivos de confiança.

Conheça a Verificação de Login na Ajuda da EA

ea-help-promo-2

Está com problemas para se conectar ao jogo?

Tente essas etapas e descarte os problemas que você possa ter ao se conectar a um jogo da EA.

Solucione problemas e teste sua conexão